Escrito por Super User Categoria: Casa de Apoio
Publicado em 23 Agosto 2015 Acessos: 11878
Imprimir

Preocupada com as condições precárias e com a exploração do trabalho de descasque do alho, a Casa de Apoio a Criança Carente de Contagem realizou em 2005 um diagnóstico social onde foi constatado que 67% das pessoas que trabalhavam com o descasque do alho realizavam tal atividade devido ao desemprego. No mesmo diagnóstico, 71% das pessoas afirmaram que as maiores desvantagens eram as doenças oriundas da atividade, a desorganização da casa e a não efetuação do pagamento do INSS. 


Diante destes resultados, foi construída durante o ano de 2006 e 2007 a Unidade Produtiva do Alho, como resultado de uma parceria entre o Programa de Desenvolvimento de Área-PDA e um empresário americano, que sensibilizado pela situação das mulheres descascadoras de alho, decidiu investir no projeto. No final de 2008 o prédio passou por uma reforma possibilitando a readequação do espaço físico segundo as normas da Vigilância Sanitária. E assim surgiu o Tempero da Casa, um produto com alta qualidade, para atender um mercado cada vez mais competitivo, e 100% destinado à obra social.

Qualidade e Tecnologia:

A Unidade Produtiva conta hoje, com vários equipamentos (recebidos através de doações) para o beneficiamento do alho, contando com um processo industrial moderno e sofisticado, além de competentes colaboradores, treinados a fazer com capricho e qualidade, o melhor para satisfazer os nossos clientes. O Tempero da Casa procura oferecer produtos de qualidade, com sabor e segurança alimentar, implementando as Boas Práticas de Fabricação, que organiza a fabricação de forma segura para que os fatores que influem sobre a qualidade dos produtos estejam sob controle. Hoje além do Alho in Natura, a Unidade Produtiva produz também pasta de alho, temperos e molho de alho, atingindo a produção de 1400kg de alho por mês. O processo de produção segue o seguinte padrão: o alho é recebido e armazenado em pallet´s, no setor de estoque.

Posteriormente ele passa pela debulhadora, que o deixará em grãos, sem causar machucaduras. Já em grãos, o alho sofre o processo de branqueamento, que evita a oxidação e aumenta a vida útil do produto, através do pasteurizador. Em seguida, é transportado para a máquina descascadora. O alho já descascado passa por uma rigorosa seleção, onde apenas os dentes de boa qualidade são utilizados, sendo os outros descartados. Depois de selecionados, são lavados e centrifugados. Dependendo do produto que se deseja obter, são encaminhados até o processador, onde são picados em tamanho graúdo ou médio, ou moídos em até dois tipos de pasta de alho. Para a produção da pasta, o alho moído é adicionado ao sal, e estes são misturados no misturador betoneira. Todos os produtos são pesados, empacotados e armazenados em temperatura adequada. Visando a preservar o meio ambiente, o resíduo da produção (as cascas do alho) é utilizado como adubo na horta comunitária localizada ao fundo da estrutura.

Galeria de Fotos:

 

Você sabia?

A Casa de Apoio de Contagem é uma organização não governamental, sem fins lucrativos que desenvolve programas e projetos com o objetivo de erradicar a pobreza e promover a justiça Social.

Patrocinado

Endereço Eldorado

Rua das Paineiras 1448, Eldorado
Contagem, Minas Gerais, Brasil
Cep: 32.310400
Fone: 31 3395-3524

Endereço Nova Contagem

Rua Vl 06, 1880, Nova Contagem
Contagem, Minas Gerais, Brasil
Cep: 32.304-000
Fone: 31 3392-9199

Endereço Ipê Amarelo

Rua dos Jequitibas, 65, Ipê Amarelo
Contagem, Minas Gerais, Brasil
Cep: 32.044-240
Fone: 31 3392-8211

Endereço Alho da Casa

Rua dos Coqueiros, 218, Ipê Amarelo
Contagem, Minas Gerais, Brasil
Cep: 32.051-078
Fone: 31 3356-9553

: