Escrito por Super User Categoria: Notícias
Publicado em 05 Outubro 2020 Acessos: 230
Imprimir

Centro Educacional Ipê Amarelo

 “É Preciso Agir”, é o tema da campanha nacional Setembro Amarelo, em 2020. Apesar de vivermos a era da informação e da integração mundial, que ampliou a capacidade de comunicação, troca de informação e compartilhamento rápido das formas de cultura e de conhecimento, ainda existe uma grande dificuldade em lidar com o tema suicídio, que continua sendo muito complexo e coberto de tabus e incompreensões.

  Uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha foi trazida para o Brasil no ano de 2014, tendo como objetivos a conscientização, a desmistificação e a prevenção do suicídio. Da mesma forma que foi feita durante os últimos seis anos, neste mês de setembro de 2020, vêm sendo divulgadas mensagens de apoio e orientações sobre doenças mentais, além da realização de atividades científicas e culturais para a população brasileira em todo o país, eventos online, palestras, entre outras ações.

  No Brasil, os casos de suicídio passam de 12 mil, mas sabe-se que esse número é bem maior devido à subnotificação, que ainda é uma realidade. E, desse total, cerca de 96,8% estão relacionados a transtornos mentais, como por exemplo, depressão e transtorno bipolar. Esses dados preocupantes têm sido um alerta para que a saúde mental receba uma atenção especial por parte da saúde pública no país. Por isso, para a ABP e a CFM é preciso agir o quanto antes para diminuir os números de casos em todo país.

   De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. E a cada três segundos uma pessoa atenta contra a própria vida. E dados da OMS mostram que todos os anos, aproximadamente um milhão de casos de óbitos por suicídio são registrados no mundo.

 Segundo os patrocinadores da campanha no Brasil, “combater o estigma é salvar vidas e auxiliar a sociedade a compreender e identificar casos é a principal forma de ajudar os profissionais da área de saúde, familiares e amigos, principalmente no que se refere à busca por tratamento e instrução da população”.

  Por este motivo, a campanha Setembro Amarelo® busca conscientizar a população sobre a importância da identificação e tratamento corretos das doenças mentais, visando contribuir para a redução desses números alarmantes. É preciso incentivar a população a falar sobre suicídio de maneira responsável e com base em informações corretas.

  E exatamente por isso, a ABP e o CFM lançaram duas cartilhas com orientações sobre o tema: "Comportamento suicida: conhecer para prevenir", um manual dirigido a profissionais da imprensa; e "Suicídio: informando para prevenir", voltada aos profissionais da área de saúde e a toda a sociedade.

Para mais informações sobre a campanha Setembro Amarelo® em 2020, acesse o site oficial: www.setembroamarelo.com

Casa de Apoio

A Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem vem procurando agir com muita atenção e prestando serviços à comunidade onde está inserida, de maneira especial nos bairros Eldorado, Nova Contagem e Ipê Amarelo, onde atende a cerca de 700 famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. A instituição entende que o suicídio é sim, um problema grave no país e mantém serviços de atendimento psicológico e pastoral, além de preparar seus professores e funcionários para saberem lidar com a questão do suicídio, atendendo de forma urgente e/ou encaminhando aos órgãos de saúde específicos do município. 


(Texto: Xênia Casséte - Jornalista)

 

Patrocinado

Endereço Eldorado

Rua das Paineiras 1448, Eldorado
Contagem, Minas Gerais, Brasil
Cep: 32.310400
Fone: 31 3395-3524

Endereço Nova Contagem

Rua Vl 06, 1880, Nova Contagem
Contagem, Minas Gerais, Brasil
Cep: 32.304-000
Fone: 31 3392-9199

Endereço Ipê Amarelo

Rua dos Jequitibas, 65, Ipê Amarelo
Contagem, Minas Gerais, Brasil
Cep: 32.044-240
Fone: 31 3392-8211

Endereço Alho da Casa

Rua dos Coqueiros, 218, Ipê Amarelo
Contagem, Minas Gerais, Brasil
Cep: 32.051-078
Fone: 31 3356-9553

: