Escrito por Super User Categoria: Casa de Apoio
Publicado em 23 Agosto 2015 Acessos: 13724
Imprimir

Construída em uma área de 660 m2, a Unidade do Eldorado foi a primeira unidade da Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem a ser inaugurada. No princípio funcionou exclusivamente como Abrigo. Hoje, desenvolve o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e sociais 


O trabalho sócio-educativo realizado pela Unidade da Casa de Apoio atua no sentido de amparar a família, mobilizando-a para o fortalecimento dos vínculos de integração e convivência familiar e comunitária, tendo em vista os princípios de que “a vida em família é a mais alta expressão de civilização”.

A importância do atendimento acontece para prevenir que as crianças não tenham seus direitos violados na família e com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares para não acontecer o rompimento dos laços familiares e a criança sendo encaminhada para uma instituição de acolhimento.

O trabalho Sócio-Educativo

A importância da convivência familiar e comunitária para a criança e o adolescente está reconhecida na Constituição Federal e no ECA, bem como em outras legislações e normativas nacionais e internacionais. Subjacente a este reconhecimento está a idéia de que a convivência familiar e comunitária são fundamentais para o desenvolvimento da criança e do adolescente, os quais não podem ser concebidos de modo dissociado de sua família, do contexto sócio-cultural e de todo o seu contexto de vida.

Coloca-se então, o fato reconhecido da necessidade da preservação dos vínculos familiares e comunitários para o desenvolvimento da criança e do adolescente, a partir de um contexto familiar e social onde os direitos sejam garantidos e os cuidados sejam de qualidade.

Coloca-se então, o fato reconhecido da necessidade da preservação dos vínculos familiares e comunitários para o desenvolvimento da criança e do adolescente, a partir de um contexto familiar e social onde os direitos sejam garantidos e os cuidados sejam de qualidade.

Principais ações da Unidade Acolhimento Institucional – Casa de Apoio:

Escola de Pais: Realização de encontros, promovendo palestras com temas por escolha da família; convivência, eventos, recreação, lazer, oficinas, questionários com objetivo da promoção dos vínculos afetivos familiares.

Inclusão Digital: Realização de oficinas semanais. As turmas serão divididas por idades e habilidades, onde têm aulas de iniciação básica para o acesso e conhecimento do computador, pesquisa de assuntos de interesse, digitação, principais comandos, ter acesso a Internet, criar e-mails, ter conhecimento dos principais canais de comunicação via computador.

Oficinas de Artes: Realização de oficinas semanais. O objetivo é que a criança possa aprender diversas habilidades, coordenação motora, desenvolver suas potencialidades, expressar seus sonhos de forma criativa. Ter liberdade para expressar suas idéias.

Oficina de música e dança: Realização de oficinas semanais em diferentes momentos, visando ao aprendizado, oportunidade de representar situações, onde cada qual pode se identificar com dons e talentos específicos e ter o incentivo de desenvolvê-los, aprender a ter controle sobre suas emoções, apresentar em público, ter respeito pelo próximo, desenvolver habilidades e socialização cultural.

Apoio pedagógico (para tentar e diminuir a defasagem escolar): Realização diária, em turmas divididas conforme o ano escolar. Ajudar a criança e o adolescente a sentirem prazer pelo desenvolvimento escolar, passando com elas o conteúdo de forma atrativa. Observar cada criança de forma individualizada, discutir, ouvir as idéias de cada um, ter liberdade e oportunidade para se expressar em relação ao seu dia-a-dia.

Esportes / Jogos educativos / atividades recreativas: Realizar atividades direcionadas semanalmente, para incentivar a participação, interatividade, socialização e convivência comunitária, através de jogos, competições e intercâmbios

Saúde: Verificação dos cartões de vacinas de todos atendidos para que estejam em dia; acompanhamento médico na rede pública; encaminhamentos para tratamento dentário; acompanhamento psicológico individual e em grupo que trabalha diversas áreas com as crianças.

Você sabia?

A Casa de Apoio de Contagem é uma organização não governamental, sem fins lucrativos que desenvolve programas e projetos com o objetivo de erradicar a pobreza e promover a justiça Social.

Patrocinado

Endereço Eldorado

Rua das Paineiras 1448, Eldorado
Contagem, Minas Gerais, Brasil
Cep: 32.310400
Fone: 31 3395-3524

Endereço Nova Contagem

Rua Vl 06, 1880, Nova Contagem
Contagem, Minas Gerais, Brasil
Cep: 32.304-000
Fone: 31 3392-9199

Endereço Ipê Amarelo

Rua dos Jequitibas, 65, Ipê Amarelo
Contagem, Minas Gerais, Brasil
Cep: 32.044-240
Fone: 31 3392-8211

Endereço Alho da Casa

Rua dos Coqueiros, 218, Ipê Amarelo
Contagem, Minas Gerais, Brasil
Cep: 32.051-078
Fone: 31 3356-9553

: