Oficinas

Na Casa de Apoio, proporcionamos inúmeras atividades e oficinas a crianças, adolescentes e idosos. Por meio do esporte, da cultura e de atividades educacionais, incentivamos o desenvolvimento social e cristão de todos que passam por aqui.
Confira algumas das oficinas da Casa de Apoio:

Ballet

A Casa de Apoio oferece, entre outras atividades, uma oficina de ballet para meninas de 4 a 18 anos. Além de inserir crianças e adolescentes no mundo da dança, a atividade promove o desenvolvimento de habilidades motoras, respeito e disciplina, que são importantes tanto na escola quanto no convívio familiar. O ballet estimula o corpo e a mente, favorece a concentração e promove o bem-estar em todas as áreas da vida da criança e do adolescente que o pratica.

Oficina disponível nas unidades Ipê Amarelo, Nova Contagem e Riacho.

Informática

A oficina de informática tem como objetivo ampliar as possibilidades de um futuro bem-sucedido para as crianças que dela participam, visto que vivemos em uma sociedade tecnológica. Para isso, oferecemos uma imersão baseada nas necessidades iniciais de aprendizado digital de cada faixa etária atendida. A tecnologia está cada vez mais presente no mundo atual e utilizamos esse recurso como ferramenta pedagógica para estimular a criatividade dos alunos.

Oficina disponível nas unidades Eldorado, Nova Contagem e Espaço Lacy.

Basquete

A oficina de basquete da Casa de Apoio oferece aulas cinco vezes por semana e contempla três dimensões: pessoa, atleta e jogador profissional. A oficina se propõe ainda a realizar um trabalho preventivo com crianças e adolescentes para afastá-los do caminho das drogas.

Oficina disponível nas unidades Nova Contagem, Ipê Amarelo e Riacho.

Taekwondo

A oficina de Taekwondo é ofertada duas vezes por semana e inclui uma competição realizada aos sábados, com o objetivo de incentivar as crianças a se tornarem atletas profissionais. A finalidade principal é promover a inclusão social e ajudar as crianças a evoluírem física e psicologicamente. O Taekwondo é utilizado como um instrumento de educação, baseado nos princípios de disciplina e nos fundamentos de cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável.

Oficina disponível nas unidades Nova Contagem, Eldorado, Ipê Amarelo e Riacho.

Musicalização

A oficina de Musicalização oferece vivências musicais centradas em aspectos rítmicos, melódicos e harmônicos, aplicadas a diversos instrumentos, como violão, flauta, teclado, percussão, ukulele e escaleta. Essas experiências permitem que as crianças explorem as possibilidades de cada instrumento, desenvolvendo habilidades para tocá-los ao compreender as nuances rítmicas, melódicas e harmônicas que cada um pode oferecer. Além da descoberta individual, as crianças também aprendem a integrar os instrumentos tocando em duplas, trios, quartetos e quintetos. Isso proporciona uma compreensão tanto do potencial de cada instrumento quanto da riqueza do trabalho coletivo. O objetivo geral da oficina é promover a consciência musical e cidadã através da música e sua diversidade.

Oficina disponível na unidade Nova Contagem.

Futsal

O objetivo da oficina é promover o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes que residem em áreas de alta vulnerabilidade social, oferecendo-lhes uma alternativa saudável de vida. As aulas dão ênfase à importância dos alongamentos e aquecimentos antes de qualquer atividade física. Durante a aula, são realizadas atividades de condução, recepção e passe no futsal. Para desenvolver resistência e força de recuperação, são realizadas atividades de mobilidade com maior número de repetições. Além disso, são incluídas atividades de marcação, em que os jogadores assumem funções específicas para aumentar o nível da atividade.

Oficina disponível nas unidades Nova Contagem, Ipê Amarelo e Riacho.

Jazz

A oficina de Jazz é oferecida para crianças e adolescentes entre 4 e 18 anos. O objetivo é explorar diversas possibilidades a partir dos fundamentos básicos do jazz e incentivar o desenvolvimento de habilidades como harmonia, sincronia, estética de movimento, além de promover relacionamentos interpessoais, disciplina e foco.

As aulas seguem uma metodologia que visa atender de forma saudável os diferentes movimentos e passos do jazz, respeitando as possibilidades e potencialidades de cada aluno.

O objetivo é não apenas ensinar a prática do jazz, mas ampliar o conhecimento de mundo dos alunos por meio de vivências em concursos e eventos dentro e fora da Casa de Apoio.

Oficina disponível nas unidades Nova Contagem, Ipê Amarelo e Riacho.

Além das oficinas, outras ações e eventos são realizados na Casa de Apoio.

  • Aula Show
  • Festival de Música
  • Espetáculos
  • Troca de faixa
  • Reforço escolar 
  • Artes 

E muito mais!

      Objetiva a proteção integral, a defesa dos direitos, o desenvolvimento físico, intelectual, afetivo, social, cultural e familiar do público-alvo, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhe o direito à vida de acordo com os instrumentos normativos dirigidos à pessoa idosa. Curso de informática, ginástica sênior, atividades de dança e artesanato, recreação, palestras, cineminha, rodas de conversa e atendimentos psicológicos serão oferecidos três vezes por semana para 50 idosos. 

      Promoção do envelhecimento ativo, digno e saudável:  

      1. Abordagem do envelhecimento sob uma perspectiva positiva, abrangente e participativa, com vistas a: promoção de saúde, prevenção de doenças e segurança alimentar; acesso à cultura em todos os seus aspectos e nos espaços culturais da cidade; acesso ao esporte e ao lazer e a atividades físicas; educação e desenvolvimento pessoal, conhecimento e acesso aos meios de tecnologia de informação, mídias, redes sociais; qualificação profissional, geração de renda e reinserção no mercado de trabalho, de acordo com as demandas e potencialidades; acesso a serviços, instâncias de participação na vida econômica, política, saúde, social, cultural e efetiva no controle social; 
      2. Oportunidades para transmissão de cultura e valores entre gerações, aproveitamento do potencial, conhecimento e ressignificação do papel da pessoa idosa na sociedade; 
      3. Promoção de ações que identifiquem, estimulem e favoreçam o desenvolvimento de novas habilidades da pessoa em processo de envelhecimento, no trabalho e na ocupação do tempo livre, visando à reestruturação do seu projeto de vida pessoal e profissional, bem como ao estímulo à complementação de renda; 
      4. Apoio para o processo de aposentadoria, incluindo a perspectiva da construção de um projeto de vida pessoal e profissional, bem como estratégias para complementação de renda; 
      5. Ações que incentivem o desenvolvimento de tecnologias e inovações que beneficiam a população em processo de envelhecimento e idosa.